ONDE ESTÁ MARIA NAS ESCRITURAS?

(Estudo realizado a partir de entrevista)

 

M - Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a presença da Virgem Maria nas Escrituras; vindo aquela velha questão: como podem amar tanto a Maria se ela nem consta tanto na Bíblia? O que poderíamos responder? ONDE Maria ESTÁ NA BÍBLIA?

D- Maria está até no 1º Testamento. O Papa João Paulo II, na sua homilia em Nazaré, a 25 de Março de 2000, chamou à Virgem Maria a “mais autêntica das filhas de Abraão”, ou seja, ela está presente na Bíblia desde o AT.

D – Deixemos que ela mesma responda:

*Estou na profecia de Isaías 7, 14; Mt 1,23 à quando diz que Deus enviará um sinal através do rei Acaz... uma virgem dará à luz ao Emanuel.

* Estou na profecia de Sofonias 3,14-17 à como símbolo da "Filha de Sião", o lugar da residência de Javé. Também como símbolo da  “nova Arca da Aliança” (dentro da Arca era depositada a LEI), que vai trazer dentro de si a Lei definitiva (revelação) de Deus, seu próprio Filho, Jesus.

*Estou em Daniel 7,11-14. Eu sou a mãe daquele que foi chamado “Filho do Homem”...o Messias.

*Estou em Gálatas, o primeiro texto sobre mim  (ano 50) 4, 4 à O texto diz: “ao chegar a plenitude do tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido da mulher...

Assim, segundo o apóstolo Paulo EU estou vinculada ao projeto de salvação de Deus para a humanidade.

*Estou em Gn 3, 15 à na profecia em que recebi meu primeiro título “mulher”. quando o Senhor diz da perseguição do maligno, da força do mal contra mim e a minha descendência, meu filho Jesus.

*Estou em Mateus 1,16 à quando faço parte da Genealogia do Messias, junto com mais 4 mulheres estrangeiras: Tamar/ Raab/ Rute/ Bersabéia.

*Estou em Ap 12,1 à Sou  a rainha do céu segundo meu filho João;

*Estou em Atos 1,14 à Sou aquela que perseverou na oração junto com os apóstolos e amigos a espera de Pentecostes.

*Estou em Mt 27,56; Jo 19,25; Mc 15,40 ao pé da cruz sofrendo, mas firme, junto com minha irmã Maria, Maria Madalena e Salomé e alguns de seus amigos.

*Estou em Lucas 1,48 à quando sob a inspiração do Espírito Santo sou o modelo da felicidade (a bem aventurada) e devo levar esta felicidade a "TODAS AS GERAÇÕES QUE ME CHAMARÃO assim”.

* Estou em Lucas 1,26-27: quando Deus me enviou seu mensageiro e me disse que a partir dali seria chamada de “Cheia de graça” e que fui escolhida para trazer ao mundo o salvador.

* Estou em Mateus 1,18 ; Marcos 6,3 e Lucas 1,36s à quando afirmam ser eu mesma a  mãe de Jesus, e que Deus me deu a graça de gerar o seu filho pelo poder do ES;

*Em Lucas 1,26-48 à quando ele afirma ser eu a mãe do seu salvador;

* Em Mateus 1,20 à quando fui protegida pelo por Deus através do anjo, de morrer apedrejada, quando ele diz a verdade a José;

* Em Lucas 1,38 à Mesmo sem entender o que me acontecia, como serva obedeci tudo o que o meu Senhor me ordenou;

* Em Lucas 2,5 à Mesmo sem condições físicas nenhuma, acompanhei meu esposo ao recenseamento.

* Em Lucas 2,16 à devido as condições precárias meu filho nasceu num lugar onde dormiam os animais...

* Estou em Lucas 1,39 à mesmo sem entender o que Deus me pedia fui visitar minha prima Isabel...

*Em Lucas 1,46 à Depois de entender o propósito do Senhor, rezei e agradeci: "Minha alma engrandece ao Senhor exulta o meu espírito em Deus meu Salvador...”

* Em Mateus 2,11 à mesmo muito pobre recebi a visita e presentes de três reis do Oriente;

*Estou em Lucas 2,41-52 à quando ele diz que Jesus foi submisso a mim e ao seu pai lá no Templo em Jerusalém voltando conosco  para Nazaré;

*Estou em João 2,5-11 à Sou a intercessora de todos vocês que me pedirem.

*Estou em João 19,26s à quando Jesus me entrega a todos vocês como mãe.