COROAÇÃO DE MARIA

(Estudo desenvolvido por entrevista)

 

No mês de Maio juntamos a devoção/carinho/agradecimento por ela nos apontar para Jesus e veneração como rainha, Mãe de Jesus e nossa Mãe e a coroamos.

  1. Quais outros motivos podemos apontar?

É um momento forte em que podemos saudar, louvar e honrar a Virgem Maria como rainha do céu e da terra. Reconhecer a Sua Maternidade Divina e Espiritual da humanidade. Ela é Mãe da Igreja e, portanto, é Nossa MÃE.

  1.  Existem outros motivos para coroarmos Maria?

Muitos. Coroamos a sua Imagem, porque em nosso coração Ela tem um lugar especial, pois pelo seu “fiat” (faça-se) Deus se tornou humano e veio nos trazer a salvação.

É um gesto simbólico, de pedido para aprender com ela a viver as maravilhas de Deus, a preservar a nossa fé, a reconhecer que somente Deus é o nosso Pai e criador. “Minha alma glorifica o Senhor e meu espírito exulta em Deus meu Salvador” (Lc 2,47).

Para transmitir num grande esforço de imaginação o que provavelmente ocorreu no céu na sua chegada. Quando coroamos Maria imaginamos esta cena e a sua coroação como verdadeira serva de Deus que foi na terra, o reconhecimento de Deus por suas virtudes e como rainha e mãe de Jesus.

  1. Que outros motivos temos ainda para coroar Maria?

A Lembrança de um Dogma de Fé. A tradição cristã diz que Maria despediu-se de sua vida terrestre (adormeceu) aos 72 anos de idade. Neste momento foi “visitada” e venerada por todos os Apóstolos, e como Jesus, foi sepultada, ressuscitando e sendo transportada aos Céus por um sonoro e alegre cortejo de Anjos. Enquanto ela caminhava, pétalas de rosas perfumadas iam sendo espalhadas aos seus pés.

Na coroação é imaginada esta cena.

 

  1. Que personagens podemos colocar numa coroação a Maria?

O importante numa coroação de Nossa Senhora é o respeito, muito amor, e um profundo fervor espiritual, visando deixar evidente a devoção sincera da Comunidade e a grandeza do amor de seus filhos e súditos.

Quanto aos personagens, quantos acharmos necessários. Podemos imaginar que no céu, muitos que a amaram a aguardavam. São José, Joaquim e Ana, Isabel, e finalmente o primeiro a recebê-la, seu amado filho Jesus.

Uma outra cena que podemos imaginar que tenha ocorrido no céu, e que fica maravilhosa numa coroação é a presença dos arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael que trazem a coroa e entregam para Jesus que a coloca em sua mãe, rainha  do céu e da terra enquanto que uma luz brilhante do ES cobre a todos.

5. Que mensagem podemos deixar ao final de Maio?

Maria como nós hoje, pertenceu, por excelência, ao novo povo de Deus, todo ele sacerdote, profeta e rei. Maria vem acrescentar algo mais. Ela experimentou a graça de sermos cristãos, ungidos no Espírito de Cristo e do Pai, por causa do seu SIM. Por isso somos também, sacerdotes, profetas e reis.

Coroemos Maria com nossas atitudes concretas e comprometidas. E que, em Cristo Jesus, exerçamos conscientes  nossa missão de sacerdotes, profetas e reis. Para o bem do mundo.